sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Stress



Resumo do tema abordado no Infinitus


Na nossa rotina diária desperdiçamos, sem nos darmos conta, uma quantidade considerável de energia ao reagirmos de uma forma automática e inconsciente ao mundo exterior e às nossas experiências interiores, ao nosso passado.

O Stress pode ter três aspectos: fisiológico, psicológico e social.
(Alguns efeitos do stress:
Problemas pós-traimáticos, úlceras no estômago, problemas cardíacos,
asma, constipação e gripe, cancro, depressão, eczema e problemas cutâneos, etc
.)


É importante termos consciência de que o stress não é a causa das variadas pressões que temos, mas sim o efeito: as pressões são o estímulo e o stress é o efeito. Desta forma, podemos definir o stress como o conjunto das respostas do nosso organismo – corpo e espírito – às pressões. Acrescentemos que a reacção pode ser provocada por um acontecimento tanto interno como externo.

Outro aspecto a ter em conta é que os factores potenciais que podem provocar o stress podem não ser os “stressadores principais”. A forma como percebemos e gerimos estes factores  de stress são determinantes para a existência ou não de stress.

Quantos de nós não tivemos já uma reacção desproporcional, excessiva face a uma coisinha de nada?
 
Isto acontece quando estamos mais ansiosos e inseguros.

Os factores de stress são diferentes de pessoa para pessoa. Estão ligados à relação que a pessoa mantém com o meio ambiente. Uma pessoa pode reagir em stress a uma situação que outra pessoa tomaria como “normal”.

Se  no  momento em que a situação stressante acontece, compreendermos e aceitarmos, se tivermos consciência enquanto indivíduos que seja de uma maneira seja de outra ultrapassaremos esse mesmo momento, então os potenciais factores de stress deixam de o ser e tornam-se factores potenciais de crescimento interior.

A continuação de uma pessoa em estado de submissão ao Stress pode ter consequências nefastas na saúde tanta física como psicológica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.